* 4.1 permanecei... firmes. Paulo pode estar antecipando as exortações
seguintes, especialmente as difíceis dos vs. 2 e 3. Isso ajuda a explicar a
presença de tantos termos expressando amabilidade no v. 1. O desafio para
“permanecer firmes” remete-nos a 1.27 (onde ocorre o mesmo mandamento) e apoia-se imediatamente sôbre a declaração
de esperança de 3.20,21. Paulo está pensando na volta de Cristo quando chama
seus leitores de “alegria” e “coroa” (1Ts 2.19,20).
* 4.2 Rogo.
Paulo solicita em vez de ordenar e, dirigindo-se primeiro a uma mulher e
depois a outra, dá mais força ao pedido.
Evódia... Síntique.
Não há outra menção dessas mulheres no Novo Testamento. São valorosas
cooperadoras de Paulo e, ao que parece, pessoas de influência na igreja.
pensem concordemente.
A principal preocupação de Paulo não é que elas concordassem uma com a
outra, conforme sugerido algumas vezes, mas que elas tivessem a atitude
recomendada em 2.2.
* 4.3 companheiro. A palavra grega (syzygos) pode ser um
nome próprio.
com Clemente.
Único registro desse nome no Novo Testamento.
livro da vida.
Os nomes de todos os eleitos de Deus estão inscritos neste livro (Ap
3.5; 20.15).
* 4.4 Alegrai-vos. A alegria é um dos temas dominantes em
Filipenses. A obediência a esse mandamento é sempre possível, mesmo em meio de
conflito, adversidade e privação, porque
a alegria não repousa em circunstâncias favoráveis mas “no Senhor”. Paulo
recorre à repetição para enfatizar essa verdade.
* 4.5 moderação. A palavra grega denota o espírito magnâmico
que supera ofensas ou um espírito paciente, que tem Jesus como o exemplo
supremo (2Co 10.1). Uma pessoa assim não insiste em seus direitos (2.1-4).
Somente pessoas com essa atitude aprendem o segredo da alegria.
Perto está o Senhor.
Pode-se entender essa proximidade como temporal, referindo-se à vinda de
Cristo como um evento futuro (3.20,21), com o fim de fortalecer a
esperança. Mas também é possível que
Paulo esteja falando da companhia constante de Cristo com aqueles que estão
unidos a ele (1.1).
* 4.6 Não andeis ansiosos de coisa alguma. Embora a mesma palavra apareça em 2.20
descrevendo uma preocupação caridosa para com outros, aqui ela denota uma
ansiedade incompatível com a confiança em Deus (cf. Mt 6.25).
em tudo. A linguagem de
Paulo é deliberadamente inclusiva; nada há que a possa restringir.
petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Esses quatro termos dividem-se em dois pares.
Paulo não está definindo tipos diferentes de oração. Ao invés, o conjunto das palavras revela a
importância que ele dá à prática da oração. Apresentar pedidos em oração
fornece um escape para a ansiedade (1Pe 5.7).
Fazer isso “com ações de graças” é, em si, um antídoto contra a
preocupação.
* 4.7 paz de Deus. Essa é a
resposta imediata à oração por causa da ansiedade. Coisas que não podem ser
inteiramente compreendidas podem, todavia, ser experimentadas em paz por
aqueles que estão “em Cristo” (1.1; cf. Ef 3.18,19).
* 4.8 Concluindo essas exortações, Paulo conclama
seus leitores a uma vida de obediência, que é a resposta correta à paz de Deus.
A lista de virtudes não é exaustiva mas representativa; também são incontáveis
os meios através dos quais se manifestam (observe a respetição de "tudo o
que é"). A necessidade de pensar em coisas assim não tem um fim em si
mesma, mas deve ser a preparação para a ação planejada (v.9).
verdadeiro. Ver Ef 4.24,25.
respeitável. A palavra grega significa
“honrado” ou “digno de respeito”.
justo. Ver Tt 1.8
puro. Ver 1Tm 5.22
amável... de boa fama.
Termos usados somente aqui no Novo Testamento.
* 4.9 Os filipenses devem guiar-se tanto pelo
ensinamento de Paulo como pelo seu exemplo, especialmente seu amor pelos
filipenses (v.1; 1.3-8; 2.12).
o Deus da paz. Uma promessa ainda mais preciosa
do que “a paz de Deus” (v. 7). Seu cumprimento depende da obediência.
* 4.10-20 Paulo volta
ao tema do primeiro capítulo — a cooperação dos filipenses no evangelho (1.5),
especialmente seu apoio financeiro.
* 4.10 vos faltava oportunidade. Paulo faz
uma ressalva, para que não entendam suas palavras como repreensão.
* 4.11-13 Esses
versículos não negam a necessidade por que Paulo passava mas, ao contrário, são
um testemunho de que vivia contente tanto na fartura como na escassez.
* 4.13 tudo posso. Confiando no poder de
Cristo e seguindo seu exemplo (2.5; 3.10), Paulo pode enfrentar todas as
circunstâncias com contentamento. Ele quer imprimir em seus leitores a mesma
lição (vs. 6,7,19).
* 4.14 As
ressalvas feitas nos vs. 10-13 tornam necessária a reafirmação da gratidão de
Paulo pela ajuda deles recebida naquela hora de privação (1.17).
* 4.15,16 Mesmo
antes de Paulo ter partido da Macedônia, os filipenses haviam sido, mais de uma
vez, generosos para com ele.
* 4.15 no início do evangelho. Isto é,
quando o evangelho começou a ser pregado em Filipos (1.5).
quando parti. Foi em sua segunda viagem
missionária que Paulo partiu da Macedônia para a Acaia (At 16.40; 18.18).
* 4.17,18 Conforme o
v. 18 evidencia e enfatiza, Paulo tem suprimentos em abundância e não quer
sobrecarregar ainda mais a igreja. O principal motivo porque Paulo está alegre
(v. 10) não é que suas necessidades foram supridas. Ele alegra-se muito mais
porque reconhece que os donativos dos filipenses são um ato de culto agradável
a Deus (Hb 13.15,16) e porque sabe que Deus os abençoará e recompensará
ricamente (2Co 9.6). Ver "Agradando
a Deus" em 1Ts 2.4.
* 4.19 cada uma de vossas necessidades.
Compreendidas tanto necessidades materiais como espirituais (vs. 6,7). A
promessa é para os que estão em Cristo Jesus (v. 21; 1.1).
* 4.20 Amém. Quando ocorre no final de uma
oração, essa palavra é uma resposta de confiança e de compromisso com o
que foi dito. Ela confirma a
fidedignidade e confiabilidade do que foi declarado.
* 4.21 cada um dos santos. Lembra
1.1.
irmãos. Aqui, como sempre, companheiros crentes de ambos os
sexos. Paulo emprega esse termo
freqüentemente com relação aos filipenses (1.12; 3.1).
que se acham comigo.
Ver 1.1,14.
* 4.22 Todos os
santos vos saúdam. Refletindo a unidade corporativa dos crentes, em uma
mesma congregação e entre igrejas locais, Filipos e Roma, por exemplo.
os da casa de César. Os servos do palácio e não os
membros da família real, os crentes romanos com os quais Paulo tem maior
contato (1.13).
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sergiovalentin